Avenida Corrientes em Buenos Aires: calçada da Fama, teatros, livrarias e estátuas.
- Angela Francklin
- 16 de jul. de 2017
- 4 min de leitura
Bem no centro da cidade de Buenos Aires há uma rua larga e comprida que a princípio você não terá curiosidade de conhece-la, mas um conselho eu dou: não passe por ela distraído! Apresento a vocês a Avenida Corrientes, ou a "rua que nunca dorme" onde estão concentrados os mais famosos teatros, livrarias e a recentemente inaugurada a calçada da fama e estátuas dos mais populares personagens argentinos.

A HISTÓRIA DA AVENIDA:
A Avenida de quase 09 km de extensão, ficou conhecida, na época de ouro do tango, como "a rua que não dorme", pois nela encontrava reunida a vida social de Buenos Aires, sendo o ponto de encontro para um programa a noite ou cultural. Ela tem seu início no bairro de Puerto Madero e término na Villa Crespo, onde está instalado o Shopping Abasto bem próximo da casa onde nasceu Carlos Gardel.
Do seu inicio ao seu término, cruza com diversas outras ruas famosas de Buenos Aires, inclusive com a Avenida 9 de Julio (aquela do Obelisco), nesse ponto é onde estão concentrados os mais famosos teatros, as tradicionais padarias, muitas livrarias, e que em décadas passadas foi o ponto de encontro de muitos artistas. É sobre esse ponto de encontro que vou falar um pouco nessa postagem, e começo pela novíssima calçada da fama.
CALÇADA DA FAMA:
1) Início:
Na Avenida Corrientes, entre Avenida Callao e Avenida Esmeralda,
Na quadra do Teatro Maipo, entre Avenida Esmeralda entre Lavalle
2) Horário de Visita: A qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana. Passeio ao ar livre para você ir buscando as estrelas!
Ela foi inaugurada no ano de 2016 com objetivo de homenagear os grandes artistas da cultura portenha, e a escolha foi realizada através de uma votação na internet quando foi possível eleger os 100 nomes que iriam compor a constelação da avenida corrientes:
Raúl Lavié, Mariano Mores, Hugo Midón, Pepe Biondi, Les Luthiers, Coca Sarli, María Elena Walsh, Tito Cossa, Jorge Guinzburg, Ricardo Darín, Héctor Alterio, Guillermo Francella, Sergio Renán, Juan Carlos Calabró, Gerardo Sofovich, Susana Giménez, Antonio Gasalla, Jorge Porcel, Alberto Olmedo, Tato Bores, Gustavo Cerati, Charly García, Luis Alberto Spinetta e Pappo, Mirtha Legrand, China Zorrilla, Nacha Guevara, Moria Casán, Astor Piazzolla, Horacio Ferrer, Aníbal Troilo, Hugo del Carril, Alberto Castillo, Osvaldo Pugliese, Roberto Goyeneche Leonardo Favio, Facundo Cabral, Marilina Ross, Carlos Gardel, Norma Aleandro, Tita Merello e Enrique Pinti, entre muitos outros.

TEATROS DA AVENIDA CORRIENTES:
Buenos Aires pode ser considerada como uma das cidades do munto que mais possui apresentação teatral, contando com mais 200 teatros, sendo a maioria deles concentrada na avenida corrientes. Há peças teatrais de todos os gêneros que agradam a todos que visitam a Broadway Portenha.
Fiz a visita à Avenida Corrientes durante o dia, e um local me disse que eu não deveria deixar de visitar a rua à noite quando todas as luzes das fachadas estão acesas, tornando-se um grande espetáculo a céu aberto. Infelizmente não conseguiu ir à noite, mas posso imaginar o quão bonito fica o local.
Há vários teatros super famosos na Avenida: Teatro San Martin, Metropolitan, Opera Allianz, Gran Rex, e muitos outros!





LIVRARIAS DA CORRIENTES:
A Avenida Corrientes segue para outra importante área central da cidade, onde há o circuito de livrarias, um grandíssimo aglomerado de variadas livrarias, as quais muitas vezes funcionam até altas horas. Ao caminhar por ali é possível encontrar desde novidades, raridades, usados, quadrinhos, de todos os gêneros até livrarias especializadas um único tema. Lá também está o Paseo de la Plaza que é um dos centros culturais mais interessantes de Buenos Aires, destacando-se por sua imensurável variedade de estilos e propostas.


ESTÁTUAS DA CORRIENTES:
Outro passeio muito interessante para fazer na Avenida Corrientes é conhecer as estátuas na Avenida, que representam os grandes humoristas portenhos, que foram confeccionadas em fibra e vidro e rendem muitas fotos dos turistas e uma verdadeira caça por elas, já que possuem endereço certo, vejam só:
Alberto Olmedo e Javier Portales foram dois atores argentinos, que divertiram os argentinos com seus personagens Borges e Álvarez. E quem quiser sentar ao lado deles para aquela foto, tá liberado!

Na Corrientes nº 1283, encontra-se Juan Carlos Calabró, e a estátua representa um de seus mais famosos personagens, conhecido como “El Contra”. A estátua está apoiada sobre um balcão de bar, cenário dos seus programas.

Na Avenida Corrientes, nº 1659, sentado em uma escadaria, está Minguito Tinguitella, personagem argentino interpretado pelo ator Juan Carlos Altavista.

Próximo a Alberto Olmedo e Javier Portales, também no cruzamento de Corrientes e Uruguai, está Porcel que é retratado como o cabeleireiro ucraniano Don Mateo, que foi um de seus personagens mais famosos.

Na altura do número 1343 da Avenida Corrientes, está Tato Bores, que foi um grande comediante e humorista argentino.

Comments